quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

A PEQUENA VENDEDORA DE FÓSFOROS

Fazia um frio terrível; caía a neve e estava quase escuro; a noite descia: a última noite do ano.
Em meio ao frio e à escuridão uma pobre menininha, de pés no chão e cabeça descoberta, caminhava pelas ruas.
Quando saiu de casa trazia chinelos; mas de nada adiantavam, eram chinelos tão grandes para seus pequenos pézinhos, eram os antigos chinelos de sua mãe.
A menininha os perdera quando escorregara na estrada, onde duas carruagens passaram terrivelmente depressa, sacolejando.
Um dos chinelos não mais foi encontrado, e um menino se apoderara do outro e fugira correndo.
Depois disso a menininha caminhou de pés nus - já vermelhos e roxos de frio.
Dentro de um velho avental carregava alguns fósforos, e um feixinho deles na mão.
Ninguém lhe comprara nenhum naquele dia, e ela não ganhara sequer um níquel.
Tremendo de frio e fome, lá ia quase de rastos a pobre menina, verdadeira imagem da miséria!
Os flocos de neve lhe cobriam os longos cabelos, que lhe caíam sobre o pescoço em lindos cachos; mas agora ela não pensava nisso.
Luzes brilhavam em todas as janelas, e enchia o ar um delicioso cheiro de ganso assado, pois era véspera de Ano-Novo.
Sim: nisso ela pensava!
Numa esquina formada por duas casas, uma das quais avançava mais que a outra, a menininha ficou sentada; levantara os pés, mas sentia um frio ainda maior.
Não ousava voltar para casa sem vender sequer um fósforo e, portanto sem levar um único tostão.
O pai naturalmente a espancaria e, além disso, em casa fazia frio, pois nada tinham como abrigo, exceto um telhado onde o vento assobiava através das frinchas maiores, tapadas com palha e trapos.
Suas mãozinhas estavam duras de frio.
Ah! bem que um fósforo lhe faria bem, se ela pudesse tirar só um do embrulho, riscá-lo na parede e aquecer as mãos à sua luz!
Tirou um: trec! O fósforo lançou faíscas, acendeu-se.
Era uma cálida chama luminosa; parecia uma vela pequenina quando ela o abrigou na mão em concha...
Que luz maravilhosa!
Com aquela chama acesa a menininha imaginava que estava sentada diante de um grande fogão polido, com lustrosa base de cobre, assim como a coifa.
Como o fogo ardia! Como era confortável!
Mas a pequenina chama se apagou, o fogão desapareceu, e ficaram-lhe na mão apenas os restos do fósforo queimado.
Riscou um segundo fósforo.
Ele ardeu, e quando a sua luz caiu em cheio na parede ela se tornou transparente como um véu de gaze, e a menininha pôde enxergar a sala do outro lado. Na mesa se estendia uma toalha branca como a neve e sobre ela havia um brilhante serviço de jantar. O ganso assado fumegava maravilhosamente, recheado de maçãs e ameixas pretas. Ainda mais maravilhoso era ver o ganso saltar da travessa e sair bamboleando em sua direção, com a faca e o garfo espetados no peito!
Então o fósforo se apagou, deixando à sua frente apenas a parede áspera, úmida e fria.
Acendeu outro fósforo, e se viu sentada debaixo de uma linda árvore de Natal. Era maior e mais enfeitada do que a árvore que tinha visto pela porta de vidro do rico negociante. Milhares de velas ardiam nos verdes ramos, e cartões coloridos, iguais aos que se vêem nas papelarias, estavam voltados para ela. A menininha espichou a mão para os cartões, mas nisso o fósforo apagou-se. As luzes do Natal subiam mais altas. Ela as via como se fossem estrelas no céu: uma delas caiu, formando um longo rastilho de fogo.
"Alguém está morrendo", pensou a menininha, pois sua vovozinha, a única pessoa que amara e que agora estava morta, lhe dissera que quando uma estrela cala, uma alma subia para Deus.
Ela riscou outro fósforo na parede; ele se acendeu e, à sua luz, a avozinha da menina apareceu clara e luminosa, muito linda e terna.
- Vovó! - exclamou a criança.
- Oh! leva-me contigo!
Sei que desaparecerás quando o fósforo se apagar!
Dissipar-te-ás, como as cálidas chamas do fogo, a comida fumegante e a grande e maravilhosa árvore de Natal!
E rapidamente acendeu todo o feixe de fósforos, pois queria reter diante da vista sua querida vovó. E os fósforos brilhavam com tanto fulgor que iluminavam mais que a luz do dia. Sua avó nunca lhe parecera grande e tão bela. Tornou a menininha nos braços, e ambas voaram em luminosidade e alegria acima da terra, subindo cada vez mais alto para onde não havia frio nem fome nem preocupações - subindo para Deus.
Mas na esquina das duas casas, encostada na parede, ficou sentada a pobre menininha de rosadas faces e boca sorridente, que a morte enregelara na derradeira noite do ano velho.
O sol do novo ano se levantou sobre um pequeno cadáver.
A criança lá ficou, paralisada, um feixe inteiro de fósforos queimados. - Queria aquecer-se - diziam os passantes.
Porém, ninguém imaginava como era belo o que estavam vendo, nem a glória para onde ela se fora com a avó e a felicidade que sentia no dia do Ano­Novo.

Autor: Hans Christian Anderson

37 comentários:

lucasvasconcelos798 disse...

eu achei a historia muito enteressante e um pouco tristi,fala de uma menininha que ñ tem o q comer em noite de ano novo, e q seus menhores amigos são os fosforos.

nome:Lucas vasconcelos.

lucasvasconcelos798 disse...

eu achei a historia muito enteressante e um pouco tristi,fala de uma menininha que ñ tem o q comer em noite de ano novo, e q seus menhores amigos são os fosforos.

nome:Lucas vasconcelos.

daniela 9b disse...

o texto fala de uma menina que vendia fosforos a historia dela e muito triste porque fala que ela nao tinha o que comer no natal e nem no ano novo e a pessoa que ela mas amou tinha falecido e os unicos amigos que ela tinha era os fosferos que ela andava junto com ela.

janine 9b disse...

eu gostei muito do texto porque falava de uma pobre menininha vendedora de fosforos que seu pai obrigara a vendelos em uma noite muito gelada.ela entao saiu para tentar vendelos pela noite fria e vazia levando apenas chinelos velhos de sua mae caminhando sentiu bastante frio pois a caixa que levara era apenas para vendelos ...sentido-se sozinha pediu que a leva-se

Anônimo disse...

Johnata - LEI

Continuem postando.....

francisco victor 9b disse...

eu achei o texto intrigante porque fala de uma menina nao conseguiu vender os fosforos e foi punida pelo seu pai de uma maneira errada e apos isso teve a tristeza de perder a sua avo

everton brown 9b disse...

eu acchei a história muito legal porem um pouco triste porque,a familia dela tinha nessecidade era o dever dela vender os fosforos, porque-se ela não vendesse o pai dela iria bater nela.
Então quando ela viu a estrela cair ela se lembrou de querida vó que disse a ela quando estrela cair uma alma está subindo para jessus e quando ela assendeu o fosforo viu sua vó e riscou todos os fosforos para ir junto com sua vó

francisca yana e francisca valdiane disse...

Este texto é muito legal, pois de certa forma ele relata uma história que a gente pode trazer para o nosso cotidiano. Bem ele vem relatando a história de uma garotinha que tem como o brigação vender fosforos, mas se ela não vender todos os foforos seu pai lhe bate, lhe agride. Esta garota sofre muito, pois ela lembra de sua vó que avia morrido, o texto vem falando que a vó é a unica que gosta dela (que amava a garota). em um certo momento a garota sentindo frio acendeu um fosforo pois estava sentindo muito frio, mas mesmo assim ela acendeu com medo de brigarem com ela, entre muitos outros fatos que esta história. Esta história quer transmitir uma lição de vida, muito legal, pois de certa forma podemos transmitir algo para nossas vidas.

FLAVIANE ANDRADE 9º ANO B disse...

O QUE EU ACHEI É QUE TEM CRIANÇAS E ATE ADULTOS QUE NÃO VALORIZÃO O QUE ELES TEM HOJE O MELHOR O QUE DEUS LHER DA TODOS OS DIAS, E MESMO ASSIM ELES RECLAMÃO DA VIDA QUE DEUS LHE DEU .
ONDE AINDA TEM CRIAÇAS E ADULTOS QUE DARIA TUDO PARA TA NO LUGAR DELES COMO ESSA MENININHA , QUE NÃO TINHA NEM O QUE COMER NA NOITE DE ANO NOVO... PORISSO EU LHE DIGO NÃO RECLAME DO QUE VOCE TEM HOJE POIS MAIS A DIANTE TEM PESSOAS QUE NEM ISSO TEM E DARIA TUDO PARA TER.

Ana Bruna disse...

Bom o Texto em que eu lie gostei muito pois fala de uma garotinha que vendia fosforo ela saia a noite para vender os fosforos que seu pai mandava ela vender mais teve um seguinte dia que a menininha não conceguil vender todos os fosforos mais não queria voltar para casa pois seu pai iria lhe espancar isso e mais ou menos o que eu entendie sobre o texto

Anônimo disse...

Lídia Rodrigues 9°B
"Eu achei essa história muito interessante,mais não gostei de uma parte que dizia que o pai dela espancava ela,mais depois adorei o resto é muito bom para refletir.

Anônimo disse...

Lídia Rodrigues 9°B
"Eu achei essa história muito interessante,mais não gostei de uma parte que dizia que o pai dela espancava ela,mais depois adorei o resto é muito bom para refletir.

francisco johnatan disse...

a historia da menina e muito tristi porque ela nao tinnha ninguen que atratasi ben e ela nao podia ter un natal igual as outras criansa i ela so tinha alegria quando asendia un fosforo eu achae bastanti interesanti

italo disse...

eu achei a historia muito eteressante porgue fala de uma menininha gue ela não tinha nada para come em ano novo aumica coisa gue ela tinha era caixa de fosforos para lhe fasse conpaninha como se fosse seus melhores amigos

Anônimo disse...

JOHNATA - LEI

ALGUNS ALUNOS ESTÃO SENTINDO MUITA DIFICULDADE DE COMENTAR POR CONTA DO TEXTO SER GRANDE DIFICULDA.

Anônimo disse...

ITAMAR ITALO
9ºB profº ANA MARIA

eu açhei o texto bastante legal e ao mesmo tempo triste porque ela tinha perdido á familia e á última á morrer foi sua avó pelo o que entendi ela vendia fósforo ja quase em ano novo ela sentia fome e estava com vontade de comer peru emtão foi para á sua casa omde o frio e á neve tomava de comta sua casa era escura ela então resolveu açender um palito pois aquela menina numca viu uma luz taõ forte e luminoso assim e em poucos segundos apaga e ela açemde o segundo e ver uma belissima árvore de natal o terçeiro ela viu sua vó emtão ela açendeu todos os fosforos e morreu queimada


AÇHO Q ELA LUTOU ATÉ O ULTIMO MINUTO
ETÃO DEUS AÇHOU MELHOR LEVA -LA PARA O SEU LADO E DA SUA ÁVO

dheyna natalia disse...

dheyna natalia "9°b"
gostei muito , pois fala de uma menina que numa noite de vespera de ano-novo era obrigada a vender fosforos q era seus melhores amigos. muito interesante...

Anônimo disse...

ITAMAR ITALO
9ºB profº ANA MARIA

eu açhei o texto bastante legal e ao mesmo tempo triste porque ela tinha perdido á familia e á última á morrer foi sua avó pelo o que entendi ela vendia fósforo ja quase em ano novo ela sentia fome e estava com vontade de comer peru emtão foi para á sua casa omde o frio e á neve tomava de comta sua casa era escura ela então resolveu açender um palito pois aquela menina numca viu uma luz taõ forte e luminoso assim e em poucos segundos apaga e ela açemde o segundo e ver uma belissima árvore de natal o terçeiro ela viu sua vó emtão ela açendeu todos os fosforos e morreu queimada


AÇHO Q ELA LUTOU ATÉ O ULTIMO MINUTO
ETÃO DEUS AÇHOU MELHOR LEVA -LA PARA O SEU LADO E DA SUA ÁVO

Anônimo disse...

Eu gostei dessa historia Bonita e emocionante,interessante e um pouco triste fala da menina quem e não tem nada na vida e apenas amigos fosforos que ela passa o natal.Ela não tem nada o que comer

Tatiana raquel 9 "b"

ITAMAR ITALO 9ºB disse...

ITAMAR ITALO
9ºB profº ANA MARIA

eu açhei o texto bastante legal e ao mesmo tempo triste porque ela tinha perdido á familia e á última á morrer foi sua avó pelo o que entendi ela vendia fósforo ja quase em ano novo ela sentia fome e estava com vontade de comer peru emtão foi para á sua casa omde o frio e á neve tomava de comta sua casa era escura ela então resolveu açender um palito pois aquela menina numca viu uma luz taõ forte e luminoso assim e em poucos segundos apaga e ela açemde o segundo e ver uma belissima árvore de natal o terçeiro ela viu sua vó emtão ela açendeu todos os fosforos e morreu queimada


AÇHO Q ELA LUTOU ATÉ O ULTIMO MINUTO
ETÃO DEUS AÇHOU MELHOR LEVA -LA PARA O SEU LADO E DA SUA ÁVO

JAMILE ALVES disse...

JAMILE ALVES 9º"B" PROF:ANA MARIA

EU JAMILE,ACHEI O TEXTO MUITO INTERESSANTE E LEGAL, EMOÇONA A CADA PESSOA QUE LER ESTE TEXTO.É BASTANTE TRISTE POR QUE UMA CRIANÇA TRABALHA VENDENDO FÓSFOROS PARA SEU PAI E COMO NÃO VENDEU ESTAVA COM MEDO DE VOLTA PRA CASA PORQUE SE NÃO SEU PAI E A LHE BATER,MAS ISTO NÃO ERA PRA ESTÁ ACONTECENDO POIS ERA ANO NOVO ERA PRA FAMÍLIA ESTÁ REUNIDA E NÃO UMA POBRE CRIANÇA ESTÁ TRABALHANDO,MAS QUE PENA QUE A REALIDADE DO MUNDO ESTÁ SENDO ESSA ,E NINGUÉM ESTÁ FAZENDO NADA PRA AJUDA ESTAS POBRES CRIANÇAS.

TATIANA RAQUEL DOS SANTOS disse...

Tatiana Raquel 9°B

EU GOSTEI MUITO DESSE TEXTO,POIS FALA DA NOSSA REALIDADE QUE ESTAMOS VIVENDO,NO LUGAR DAS CRIANÇAS ESTAREM BRINCANDO E COMEMORANDO O NATAL E O ANO NOVO COM FAMÍLIA,ESTÃO TRABALHANDO PARA PODER SE SUSTENTAR.É IGUAL A HISTÓRIA DESSA CRIANÇA.
QUE NA VÉSPERA DO ANO NOVO A MENINA ESTAVA VENDENDO FÓSFORO PARA PODER NÃO APANHAR DO PAI E TAMBÉM PARA NÃO PASSAR FOME.E QUE SEU AMIGO ERA UM FÓSFORO QUE LHE AJUDOU NA HORA QUE MAIS PRECISOU.
EU ADOREI ESTÁ HISTÓRIA.......

jose araujo disse...

jose araujo disse que o texto e muito bom por que fala de menininha muito carente e precisando de ajuda. mais niguem se oferese em querer comprar apenas fosforo e assim ficou sem comer durante o periodo do natal mais a garotinha nao desistio embora tenha perdido os chinelos continuava insistido as pessoas.

Raphael Rodrigues disse...

eu achei a historia um pouco melancolica pois fala de uma realidade muito triste que temos ate hoje, a fome. Pessoas que não tem o que comer ate na noite de ano novo e o que e pior sem amigos em uma noite tão especial, tanto que veio a parte que mais me tocou que neste dia tão especial de ano novo seus melhores amigos eram meros palitos de fosforos.

CLEIDIANE disse...

A HISTORIA É BEM INTERESSANTE PORQUE FALA DE UMA MENINA QUE PASSOU O ANO NOVO NUMA NOITE DE FRIO SEM TER O QUE COMER MAS ELA SÓ IRIA VOLTAR PRA CASA SE VENDER OS FOSFOROS.

Humberto Carlos. 9ªB Professora:Ana Maria disse...

Eu Achei Essa História Muita Interessante,Mas É Um Pouco Triste,Porque A Menina Ñ Tinha Onde Morar Mas Num Dia De Natal Ela Encontrou A Avô E Graças A Deus Ela Encontrou Um Lar.

KARINA SILVA disse...

KARINA SILVA
ESSA HISTORIA É MUITO INTERESSANTE POIS FALA DA NOSSA VERDADEIRA REALIDADE QUE É DESENGUALDADE ,EU PARTICULARMENTE FICO MUITO TRISTE QUANDO VEJO HISTORIAS COMO ESSA .ISSO NOS MOSTRA QUE DEVEMOS VALORIZAR O QUE TEMOS .SE CONSIGUIMOS ESTAR NA CEIA DE NATAL COM TODA A FAMILIA REUNIDA TEMOS QUE AGRADECER POIS NAO SAO TODAS AS PESSOAS QUE CONSEGUEM ESTAR COM O PAI , A MAE E OS IRMAOS NUMA HORA DESSA

janaina disse...

eu entedi que falava de uma menina que vendia fosforos em uma noite fria pois era obrigada por seu pai e ela passava bastante constrangimento na rua pois nunca se quer vendeu um unico palito de fosforo muito triste ela pediu que sua amada avo leva-se com ela

elton9b disse...

O que mais mim toucou foi quado a menininha n tinha nenhum parenti e seus amigos era os fosforos...

tamires dias disse...

eu entendi que falava de uma menina que vendia fosforos na rua em noite gelada e la sofria muita pois nunca vendeu um palito de fosforos ... nao aguentou o sofrimento perdiu que a sua avo lilhe leva se

manoel vieira disse...

Quando comecei ler o texto não entendi claramente o que ele queria nos repassar,mas todos nós sabemos que para entender melhor um texto temos que ler várias vezes,então procurei fazer isso.A história fala de uma menina que vendia fósforos na ultima noite do ano,nessa noite fazia muito frio e nevava muito.Ela precisava vender todos,pois não poderia chegar em casa com as mãos vazias,pois seu pai até a espancaria.
A menina usava chinelos muito grandes que perdeu pelo caminho,com isso seus pés começaram a ficar roxo.Ela sentou em uma esquina e começou acender os fósforos,cada um que ela acendia era uma surpresa,mas tudo não passava de sua imaginação.No ultimo, ela viu sua avó querida que lhe levou junto para um lugar onde não tem frio,para DEUS.Nesse instante ela morreu congelada.No dia seguinte só se avistava seu cadáver, ninguem sabia o que tinha acontecido,mas na ultima noite do ano a menina vivenciou através de seus singelos sonhos o que nunca tinha visto ou o que nunca teria passado.
ENFIM:"os sonhos as vezes nos dá o que a realidade nos nega".

Manoel vieira disse...

Quando comecei ler o texto não entendi claramente o que ele queria nos repassar,mas todos nós sabemos que para entender melhor um texto temos que ler várias vezes,então procurei fazer isso.A história fala de uma menina que vendia fósforos na ultima noite do ano,nessa noite fazia muito frio e nevava muito.Ela precisava vender todos,pois não poderia chegar em casa com as mãos vazias,pois seu pai até a espancaria.
A menina usava chinelos muito grandes que perdeu pelo caminho,com isso seus pés começaram a ficar roxo.Ela sentou em uma esquina e começou acender os fósforos,cada um que ela acendia era uma surpresa,mas tudo não passava de sua imaginação.No ultimo, ela viu sua avó querida que lhe levou junto para um lugar onde não tem frio,para DEUS.Nesse instante ela morreu congelada.No dia seguinte só se avistava seu cadáver, ninguem sabia o que tinha acontecido,mas na ultima noite do ano a menina vivenciou através de seus singelos sonhos o que nunca tinha visto ou o que nunca teria passado.
ENFIM:"os sonhos as vezes nos dá o que a realidade nos nega".

Manoel Vieira 9°B disse...

Quando comecei ler o texto não entendi claramente o que ele queria nos repassar,mas todos nós sabemos que para entender melhor um texto temos que ler várias vezes,então procurei fazer isso.A história fala de uma menina que vendia fósforos na ultima noite do ano,nessa noite fazia muito frio e nevava muito.Ela precisava vender todos,pois não poderia chegar em casa com as mãos vazias,pois seu pai até a espancaria.
A menina usava chinelos muito grandes que perdeu pelo caminho,com isso seus pés começaram a ficar roxo.Ela sentou em uma esquina e começou acender os fósforos,cada um que ela acendia era uma surpresa,mas tudo não passava de sua imaginação.No ultimo, ela viu sua avó querida que lhe levou junto para um lugar onde não tem frio,para DEUS.Nesse instante ela morreu congelada.No dia seguinte só se avistava seu cadáver, ninguem sabia o que tinha acontecido,mas na ultima noite do ano a menina vivenciou através de seus singelos sonhos o que nunca tinha visto ou o que nunca teria passado.
ENFIM:"os sonhos as vezes nos dá o que a realidade nos nega".

Lídia Rodrigues disse...

Lídia Rodrigues ]
"Eu achei essa história muito interessante,mais não gostei de uma parte que dizia que o pai dela espancava ela,mais depois adorei o resto é muito bom para refletir.

F. Tamires Dias disse...

Gostei bastante do texto,apesar de ele ser uma história triste,Aquela pobre menininha ali sozinha,com fome,com frio,desprotegida,e ainda preocupada em vender seus fósforos,pois se não os fizersse, apanharia cruelmente de seu pai.
sem falar que em sua casa ela tambem não estaria na melhor situação do mundo,pois lá era tão frio quanto as ruas,e nestas mesmas ruas a pobrezinha delirava de fome e frio,onde em sua imaginação via grandes luzes,sentiu o cheiro de um delicioso Ganso que esta a assar,uma bela árvore de Natal bem enfeitada,em meio a tantos delirios pode contemplar a imagem de sua querida vozinha,onde estava muito grande e bela,nisso sua vozinha querida a levou para longe deste mundo,a levou para junto de Deus onde ela não teria mais que sofrer,e estaria muito bem aquecida nos braços de Seu Grande e Amoroso Criador.

Anônimo disse...

bom esta historia e muito tristi,por que fala de uma menina que nao ten niguem, ela sofri muito por que ela era praticamente obrigada a vaender fosforos pelo seu pai,quando ela chegava em casa seu pai espancava,ela sofria muito,tinha que vender fosforos na nevi,os flocos de nevi caia sobri seus cabelos,ela sofria muito pois nao tinha nada para se cobrir, ela pesnsava bastante no natal e no ano novo,pois certo dia ela ia passando em frente uma casa,e derrepenti um cheiro gostoso,de um belo ganco sendo assado... quer saber mais leia o texto,pois e muito legau....

Ana Cintia disse...

bom esta historia e muito tristi,por que fala de uma menina que nao ten niguem, ela sofri muito por que ela era praticamente obrigada a vaender fosforos pelo seu pai,quando ela chegava em casa seu pai espancava,ela sofria muito,tinha que vender fosforos na nevi,os flocos de nevi caia sobri seus cabelos,ela sofria muito pois nao tinha nada para se cobrir, ela pesnsava bastante no natal e no ano novo,pois certo dia ela ia passando em frente uma casa,e derrepenti um cheiro gostoso,de um belo ganco sendo assado... quer saber mais leia o texto,pois e muito legau....