Historico Escolar

Breve Histórico da Escola Francisco Ottoni Coelho

A Escola de Ensino Fundamental Francisco Ottoni Coelho, situada na Rua Bandeirantes S/N. No Bairro Boa Esperança, foi criada no dia 26 de abril de 1986 na gestão da ex-prefeita Ana Maria Veras.

Esta Escola surgiu para atender uma grande necessidade dessa comunidade, pois tem sua sede num dos bairros mais populosos de Camocim. O seu funcionamento começou com 5 salas de aula, atendendo a clientela de níveis do pré-escolar á 4ª série.

Durante o período de 1986 a 1990, a Escola Francisco Ottoni Coelho não tinha registro de sua criação e portanto não era legalizada para funcionamento. No dia 8 de março de 1991 foi aprovado por sessão extraordinária na câmara municipal de Camocim, o projeto de lei nº 042/91 que criava a Escola Francisco Ottoni Coelho junto com outras escolas. Mas foi no dia 12 de março que foi sancionada a lei nº 505/91, pelo ex-prefeito Murilo Rocha Aguiar Filho.

O então prefeito construiu mais duas salas de aula, totalizando assim 7 salas. Até o ano de 1994 a escola atendia os níveis do pré-escolar à 4ª série. Durante o ano de 1995, o prefeito Antônio Marcial Fontenele Veras fez uma grande ampliação, construiu 4 salas e uma moderna quadra de esportes, sonho de todo estudante do bairro. A escola aumentava agora para 11 salas, atendendo a uma comunidade bastante carente, abrangendo seu nível estudantil do pré-escolar à 6ª série. Em 1996 num processo gradativo e planejado, foi introduzida turmas de 7ª série procurando também legalizar sua autorização através do parecer 357/96 do CEC.

Em 1997, foram introduzidas turmas de 8ª série e no ano seguinte turmas de Telecurso 200, onde com imensa satisfação, já proporcionávamos a nossos alunos o curso completo de 1º Grau.

Ainda no corrente ano, o prefeito Sérgio de Araújo Lima Aguiar fez as seguintes reformas: a ampliação do muro, reforma da quadra, sala dos professores, outro bebedouro, pintura da escola, biblioteca, diretoria, sala de computação, passarela coberta e a construção de mais 2 salas de aulas.

Apesar de imensas conquistas desde sua criação, nossa escola, em sua missão, conturbava-se por não poder realizar uma das principais ações funcionais de uma escola: a emissão de seus certificados, pois os mesmos até a presente data eram emitidos através de outra entidade escolar.

Em 2002, conseguimos realizar mais uma conquista, o reconhecimento deste estabelecimento de ensino – reconhecido pelo parecer 1147/02 do CEC – Valido até 31/12/2006, prorrogada pela resolução nº 430/2010 do CEC, até 31/12/2010.

Em 2005, na administração do atual prefeito Francisco Maciel de Oliveira, realizamos mais uma conquista, a reforma de toda nossa escola: transparência na entrada, pintura completa, ampliação da sala dos professores, construção de uma sala para acompanhamento na higiene bucal e manutenção de todos os banheiros.

A escola passou por grandes transformações e conseguiu melhorias, hoje além de autorizada pelo CEC, tem todos os livros de escrituração em ordem, preocupa-se em acompanhar dados importantes como de evasão escolar, repetência e aprovação. Criamos o conselho escolar que já atua e tem personalidade jurídica; construímos juntos o Projeto Político Pedagógico e o Regimento Escolar, nosso compromisso é de termos uma escola pública municipal de qualidade.